Acontece aqui

Nota de Falecimento: Mário Geraldo Paes Moreira

Nossa homenagem ao nosso grande amigo e companheiro de missão

Vós morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a vossa vida, Se manifestar, então também vós vos manifestareis com Ele na glória. Cl 3, 3-4

No dicionário, a palavra “amigo” está definida como “pessoa que ama, em que se pode confiar, com quem se tem uma relação de afeto, de companheirismo, de amizade”. Porém, ao longo dos últimos 15 anos, os colaboradores do Programa Jaguaré Caminhos aprenderam a traduzi-la de um jeito mais pessoal. Ao tentar definir o que é amigo, eles pensam no Mário.

Mário Geraldo Paes Moreira, ex-diretor administrativo do Programa, foi um dos mais longevos Educadores da unidade social e, mais do que sua importância administrativa, marcou presença nos dias dos seus colegas por seu carisma, cuidado e atenção com todos que o procuram. Era uma pessoa muito discreta, não gostava de ocupar holofotes, mas fazia aqueles que o cercavam sentirem-se mais brilhantes e seguros.
Profissionalmente, Mário foi sempre dedicado aos seus afazeres no Programa Jaguaré Caminhos, organizado nas funções administrativas e muito consciente dos obstáculos enfrentados pelo Programa. Na vida pessoal, Mário foi um vencedor, ressurgindo forte e corajoso de cada uma das vicissitudes da vida.

Formado em Administração e Planejamento Estratégico, sempre foi o braço direito do Pe. Roberto Grandmaison, para todas as questões burocráticas que envolviam o Programa Jaguaré Caminhos. Profissionalmente, foi exemplo de transparência, lisura e eficiência, e fundamental no processo de constituição jurídica da mantenedora Congregação de Santa Cruz e de composição das unidades como são hoje, após a fusão religiosa dos Padres e Irmãos. Mário sempre foi muito aberto a mudanças e parceiro dos seus colegas, disposto a ajudar, com presteza e rapidez.

Pe. Roberto Grandmaison elogiava aos quatro ventos sua destreza profissional. Quando estava presente nas Paradas Pedagógicas, Mário era sempre a voz de abertura, citando a Congregação de Santa Cruz, exaltando sua missão e reforçando as mensagens educacionais e sociais, bem antes de surgir a Mantenedora e a preocupação atual pelo conhecimento maior dos valores e pilares da Congregação.

Ter tido Mário no quadro de Educadores de Santa Cruz é uma honra, principalmente porque, dentro de si, ele carregou a missão de Santa Cruz em um espaço especial em seu coração. Justamente por isso, por ter trabalhado em prol da comunidade, exercendo uma solidariedade que não conhecia limites e dedicando-se com tanto afinco a quem mais precisa, ele também terá um lugar cativo no coração daqueles que o conheceram.

Nas palavras do Professor Cláudio, importante colaborador do Programa Jaguaré Caminhos:

“a convivência com Mário, como colega de trabalho, me enriquece muito como pessoa e aprendo muito com ele”.

Sentiremos sua falta!