História

1980
O início
O início dos anos 80

Pe. Roberto Grandmaison, CSC, era assessor direto do Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns na Comissão dos Direitos Humanos da Arquidiocese de São Paulo e no ano de 1987 tirou um ano sabático para conhecer e estudar novos projetos e formas de lidar com a desigualdade e questões relacionadas aos Direitos Humanos na América Central.
Quando saiu para a viagem, sabendo da intenção do Colégio Santa Cruz de ampliar suas atividades na comunidade Vila Nova Jaguaré, deixou uma carta onde informava que se comprometeria com os projetos na Comunidade Vila Nova Jaguaré, onde já residia, sòmente se a comunidade pudesse ser ouvida e participasse do processo de criação dos projetos.
Essa carta foi motivada pelo seu incômodo de ver vários projetos de cunho assistencialista serem propostos e irem prontos para a comunidade. Isso já demonstrava seu zelo pela missão de Santa Cruz de olhar a necessidade e agir prontamente para transformá-la, mas contando com o protagonismo da comunidade.

1987
Fundação
Nasce o Programa

O Colégio Santa Cruz, através do Serviço de Auxílio aos Necessitados, braço social do Colégio e com o apoio de alguns representantes da comunidade reuniu cerca de 26 mães da Comunidade Vila Nova Jaguaré para um encontro que buscava criar um projeto de presença mais assertiva na comunidade, já instruídos pelas orientações deixadas pelo Padre Roberto.
Durante o encontro, constatou-se a necessidade de creches para crianças de até 6 anos. Com o aval do Pe. Corbeil, nasceu então, um projeto social, que na época era chamado Projeto Social Santa Cruz, que, no início, era organizado pelo SAN, Serviço de Auxílio aos Necessitados.
O início do projeto deu-se no atendimento de crianças em meio período e com o engajamento de famílias do colégio, particularmente de uma mãe voluntária, que trabalhava na Prefeitura de São Paulo e que sugeriu e se empenhou para a celebração do primeiro convênio com a Prefeitura para o funcionamento do SERCOM (Serviços Comunitários).

1987-1998
CEI
Início das atividades do CEI

1987: Nasce o Centro de Educação Infantil (CEI) Santa Luzia.

1993: Nasce o Centro de Educação Infantil (CEI) Nossa Senhora Aparecida.

1995: O atendimento no Centro de Educação Infantil (CEI) Nossa Senhora Aparecida foi estendido para crianças de um a seis anos, através do convênio com a Secretaria de Ação Social da Prefeitura de São Paulo.

1998: A Congregação de Santa Cruz a convite da prefeitura assume o CEI Vila Nova Jaguaré, inaugurado um ano antes na comunidade.

O CCA Santa Cruz muda seu funcionamento para o prédio anexo à Paróquia São José no Jaguaré.

1988-1989
CCA
Início das atividades do CCA

- Ampliação de mais um SERCOM para o prédio da capela Nossa Senhora Aparecida na Praça XI.

- Celebração do convênio para início das atividades do Centro da Criança e do Adolescente (CCA) Santa Cruz no mesmo espaço.

*esse prédio hoje é ocupado pelo CCP*

2004
Novas estruturas

Nasce uma estrutura voltada para organizar projetos e oportunidades para a população da comunidade no prédio onde funcionava o CEI Santa Luzia, a princípio o foco eram atividades de informática.

Construção do prédio do CCA Bom Jesus, doado pela Fundação André Franco Vive, através de André Franco e sua família.

2006
CIE
Início das atividades do CIE

Nasce o Centro de Inclusão Educacional (CIE) a partir da Campanha da Fraternidade daquele ano, que tratava da inclusão de pessoas com deficiência. Os recursos foram oferecidos pela Família Omering, da Holanda, que procurava um projeto dessa envergadura para investir no Brasil.

2007-2011
PAF
Programa de Ação Família

2007: A Prefeitura Municipal de São Paulo convida a Congregação de Santa Cruz para implantação do PAF – Programa de Ação Família. Esse projeto ocupou também o prédio da Praça XI.

2008: Com a futura inauguração do CEU Jaguaré é fechado o CEI Nossa Senhora Aparecida, pois o CEU foi projetado para receber 1000 crianças e absorver a demanda da comunidade.
O projeto de oportunidades com atividades de informática muda de prédio e passa a atender no prédio da Praça XI, onde se torna o CCP – Centro Cultural e Profissionalizante.

2011: Foi encerrado o convênio com o PAF, que na época já chamava PAIF

2012
"Só a Educação abre Caminhos para Sempre"
Jaguaré Caminhos

O Programa comemora 25 anos de fundação, e tem como uma das iniciativas o treinamento das diretoras para a organização do Plano Estratégico para os próximos anos. Nesse ano o nome do Programa passou a ser Programa Jaguaré Caminhos – e o slogan “ Só a Educação abre Caminhos para Sempre”.

2015
CASE
Nova gestão

Com a nova estrutura de governança da Congregação de Santa Cruz no Brasil e fusão religiosa entre padres e irmãos, foi desenhada uma nova estrutura de gestão para o Programa Jaguaré Caminhos e foi instituído um escritório central, chamado de CASE que passou a administrar as unidades sociais e educacionais na comunidade Vila Nova Jaguaré. Nesse ano foi criado um Conselho Administrativo Consultivo para apoiar as atividades do Programa.

2017
SAV
Início das atividades do SAV

O Programa assume a gestão do SAV – Serviço de Atendimento à Vulnerabilidade, projeto iniciado na década de 80 pelo Colégio Santa Cruz

2019
Identidade
Programa Jaguaré Caminhos

O CASE cria a área de captação de recursos e inicia um processo de comunicação e identidade do Programa, que passa a ser chamado de PROGRAMA JAGUARÉ CAMINHOS.

É desenvolvido um novo logo e identidade visual.

Falecimento do Pe. Roberto Grandmaison , CSC
2020
Saudades Eternas

Falecimento do Pe Roberto Grandmaison no dia 11/10/2020.

2021
Nova direção
Ir. Nilto Neres de Oliveira, CSC

Posse do Ir. Nilto Neres de Oliveira, CSC como Diretor Geral do CASE e constituição do novo conselho com prazo de gestão por 3 ano

2022
CIE
Conclusão das atividades CIE

Em dezembro de 2022, o CIE encerrou suas atividades e encaminhou os atendidos para outras unidades do Programa Jaguaré Caminhos. Os profissionais passaram por um processo de capacitação e o Programa continuou atendendo às famílias com o serviço de encaminhamento social.

Hoje
Uma história sem fim
35 anos de História

Ao longo desses 35 anos, o Programa Jaguaré Caminhos se inseriu na caminhada da Comunidade Vila Nova Jaguaré rumo ao seu desenvolvimento, acompanhando crianças, adolescentes, jovens e suas famílias no dia a dia, contribuindo no complemento escolar, encaminhamentos à rede, cultura e lazer, sempre com o objetivo de criar condições para a educação em seu sentido mais amplo. O Programa, tal como a parábola, começou pequeno como o grão de mostarda e foi crescendo. Hoje, conta com uma completa estrutura e grande respeito por conta de sua trajetória e transformações proporcionadas na vida de tantas pessoas. Atualmente, o Programa Jaguaré Caminhos possui 6 unidades distribuídas, sendo 5 na comunidade Vila Nova Jaguaré, em São Paulo: CCA Santa Cruz, CCA Bom Jesus, CEI Santa Luzia, CEI Vila Nova e CCP. Há, também, uma em Pinheiros, o SAV.