Pe. Roberto

Um padre em todas as partes

A trajetória de Pe. Roberto Grandmaison, CSC, cofundador do Programa Jaguaré Caminhos

Dotado de fé e carismas invejáveis, Pe. Roberto Grandmaison, co- fundador do Programa Jaguaré Caminhos, é uma importante figura na história da comunidade de Vila Nova Jaguaré, em São Paulo. Original da OKA, na Província de Quebec, Canadá, Pe. Roberto chegou ao Brasil em 1968, anos antes de ser ordenado sacerdote, embora já tivesse iniciado seus estudos para tal. Desde então, trabalhou durante toda a sua vida em prol da justiça e da humanidade, tendo participado ativamente de movimentos trabalhistas e sociais no país.

Ao longo de sua trajetória no Brasil, logo após o início de seu trabalho como diácono na Paróquia de São José do Jaguaré, em janeiro de 1969, acompanhou o Movimento Operário na Juventude Operária Católica (JOC) e na Ação Católica Operária (ACO), tendo participado desta como Padre – Assistente em nível Nacional. Além disso, atuou em redes de proteção e solidariedade a estudantes e operários perseguidos pela Ditadura Militar.

Ordenado padre em setembro de 1971, em Montreal, Canadá, Pe. Roberto Grandmaison utilizou de sua via solidária para trabalhar em prol de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Já membro da Congregação de Santa Cruz, Pe. Roberto tomou para si a Missão educacional, herdada à Congregação por seu fundador, Pe. Basílio Moreau, e carregou consigo a máxima de “educar mentes e corações” por onde quer fosse.

Não sou um padre de sacristia, nunca fui e nem quero ser. Quero ser um padre para fora.

Já instalado como pároco na comunidade Vila Nova Jaguaré, localizada entre o Rio Pinheiros, a Cidade Universitária e a divisa com Osasco, na Zona Oeste de São Paulo, o pároco encontrou ali a necessidade de um agente transformador. Por isso, munido de sua fé e esperança, juntou-se a representantes do Colégio Santa Cruz, da Paróquia de São José e da Congregação de Santa Cruz para entender, junto aos moradores locais, quais eram suas necessidades e como poderiam ajudá-los.

Ao ouvir os clamores da comunidade, Pe. Roberto entendeu que o que eles mais precisavam era de educação, o que criava o casamento perfeito com a missão original da Congregação de Santa Cruz. Dessa forma, nasceu o Programa Jaguaré Caminhos, inicialmente como uma escola infantil para crianças de quatro a seis anos, que, ao longo dos anos, se expandiu até manter sete unidades de assistência social que atendem diversas frentes comunitárias. Ao todo, foram 52 anos dedicados ao Jaguaré.

Pe. Roberto Grandmaison faleceu em outubro de 2020, mas deixou para todos aqueles que conviveram com ele um pouco de sua fé, transmitida por meio dos seus anos de árdua e dedicada atuação aos programas sociais. Hoje, o Programa Jaguaré Caminhos segue honrando sua memória e seus ensinamentos, passando adiante sua lição de solidariedade e carinho.