Acontece aqui

Parada Pedagógica do Programa Jaguaré Caminhos discute sobre os sete compromissos do Pacto Educativo Global

O Pacto Educativo Global, lançado pela ANEC em 2021, convoca a sociedade a priorizar uma educação humanista e solidária como meio de transformação.

A Parada Pedagógica do Programa Jaguaré Caminhos no mês de maio, evento mensal que reúne lideranças do programa para discussão e aprimoramento, foi marcada por uma palestra da Irmã Selma Maria dos Santos, da Congregação das Irmãs de São Francisco da Providência de Deus renomada integrante da diretoria da Associação Nacional de Educação Católica (ANEC), sobre o Pacto Educativo Global.

O Pacto Educativo Global, lançado pela ANEC em 2021, é uma iniciativa inspirada no chamado do Papa Francisco, que convoca pessoas, instituições, igrejas e governos de todo o mundo a priorizarem uma educação humanista e solidária como meio de transformar a sociedade. Em 15 de outubro de 2020, o Pacto foi apresentado no Vaticano, desencadeando uma mobilização global para discutir, articular e implementar políticas educacionais e institucionais concretas.

O Pacto Educativo Global estabelece sete compromissos fundamentais:

  1. Colocar o indivíduo no centro de cada processo educativo.
  2. Dar voz às gerações mais jovens.
  3. Promover a igualdade de gênero.
  4. Fortalecer o papel da família.
  5. Fomentar a cultura do acolhimento.
  6. Renovar as estruturas econômicas e políticas.
  7. Cuidar do nosso lar comum.

Esses compromissos refletem a necessidade de uma educação inclusiva e holística, que valorize a singularidade de cada ser humano e promova a construção de uma sociedade mais justa e sustentável. A palestra da Irmã Selma Maria dos Santos na parada pedagógica proporcionou um valioso insight sobre o potencial transformador do Pacto Educativo Global, reforçando a importância de seu comprometimento e implementação efetiva nas políticas e práticas educacionais em todo o mundo.

A Irmã Selma, ocupa atualmente o cargo de 1ª secretária da ANEC para o triênio 2021-2024. Com vasta experiência como administradora e supervisora escolar, além de sua formação em coaching educacional, psicopedagogia e especialização em Ensino Religioso, a Irmã Selma foi convidada pela ANEC a redigir o verbete 71 do dicionário do Pacto Educativo Global: “Unidade na Diferença”.