Congregação de Santa Cruz

“a mente não será cultivada em detrimento do coração”

Beato Basílio Moreau, fundador da Congregação de Santa Cruz

Sobre a Mantenedora do Programa Jaguaré Caminhos

A Congregação de Santa Cruz é uma congregação religiosa de direito pontifical, fundada em 1837, pelo Padre Basílio Antônio Moreau e que, até hoje, reúne homens que vivem e trabalham sob a aprovação e autoridade do sucessor de Pedro.

A Congregação é composta por duas sociedades distintas de religiosos, uma de Padres e uma de Irmãos, unidos em uma fraternidade indivisível.

Ao redor do mundo, a Congregação reúne cerca de 1.500 religiosos, entre padres e irmãos, presentes em 16 países. Em suas atuações, esses religiosos dedicam-se à formação e ao desenvolvimento integral do ser humano. Fiéis aos ideais missionários do Padre Basílio Moreau, padres e irmãos da Congregação de Santa Cruz doam suas vidas e consagram a vocação ao serviço do próximo.

Essas atuações se estendem a paróquias, comunidades, escolas, universidades e instituições sociais. Os trabalhos se concentram sempre em prol dos irmãos mais carentes e necessitados, tornando-se religiosos e leigos de Santa Cruz – próximos daqueles com quem convivem.

Missão e Carisma

“A Congregação de Santa Cruz no Brasil, alicerçada em princípios éticos e cristãos, tem por missão promover a educação e formação integral da pessoa, por meio da produçãoo e difusão do conhecimento e da cultura, à luz do Evangelho, e por ações sociais que ajudem a construir um mundo mais justo, fraterno e sustentável, em comunhão com a Igreja local, num contexto de pluralidade.”

O foco na educação, assumida como obra diante de um chamado especial de Deus – e que por Ele deve ser iluminada – marca a missão da Congregação de Santa Cruz.

Em Carta Circular 36 (1849), escreveu Moreau: (…) “Mesmo baseando nossa filosofia na fé, ninguém precisa temer que confinaremos nosso ensino dentro de limites estreitos e não científicos. Aceitaremos as descobertas da ciência sem preconceito e de uma forma adaptada às necessidades de nosso tempo. ” Assim, não é demais enfatizar: (…) “ a mente não será cultivada em detrimento do coração”.

O Carisma dos Religiosos de Santa Cruz é o de renovar a fé cristã, regenerar a sociedade e apressar a chegada de tempos melhores, em resposta às necessidades urgentes da Igreja e da sociedade. Esse Carisma, que é uma força de convicção mobilizadora e eficaz, é buscado na percepção de Jesus Salvador e Libertador e, também, na visão do Evangelho, que leva a humanidade à realização.

Atuação Social e Educacional

Inspirados na tradição e no legado de seu fundador, Pe. Basile Moreau (1799-1873), a educação foi escolhida, pela Congregação de Santa Cruz, como área central da atuação formativa e evangelizadora, sob inspiração de Padre Moreau. Por assim conceberem-se as obras educacionais, não é possível separar, em seus âmbitos de atuação, as ações de caráter pedagógico daquelas de caráter pastoral, constituindo-se, portanto, escolas em pastoral.

A Congregação de Santa Cruz, no exercício de seu Carisma e Missão, desenvolve em suas unidades educacionais e sociais uma série de estratégias que visam à diminuição das desigualdades e a inclusão de famílias em programas sociais.

Dessa forma, as famílias atendidas podem ter acesso à educação de qualidade voltada para uma formação humana-cristã e assistência social básica. Por meio dos programas de atendimentos na proteção social básica, são oferecidos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, atendimento a pessoas com deficiência, inclusão social de adolescentes, jovens e adultos e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Conheça outras obras mantidas pela Congregação