Print002

Vila Nova Jaguaré está localizada na zona oeste de São Paulo, no bairro do Jaguaré, pertencente à subprefeitura da Lapa. Possui cerca de 12 mil habitantes e, de acordo com o cadastramento realizado pelo Projeto de Urbanização, 3.619 domicílios.

A favela Vila Nova Jaguaré se localiza em um terreno doado pelo Sr. Henrique Dumont Villares à Prefeitura de São Paulo e foi destinado a ser uma área de lazer e cultura para a população do bairro. Sua história está ligada ao desenvolvimento econômico da região. A partir das décadas de 70/80, devido à perda substancial de suas indústrias, essa área passa a ser ocupada de maneira desordenada por famílias carentes da região nordeste do país. O processo de invasão – que hoje abrange 166 mil m2 – formou o que hoje é uma das maiores comunidades da cidade de São Paulo em área continua.

Essa comunidade mudou muito nos últimos anos, passando, inclusive, por um processo de urbanização em 2005, realizado pela Prefeitura do Município de São Paulo. Mesmo com obras na rede de água, esgoto, pavimentação, rede elétrica e construção de prédios e casas, a região ainda enfrenta muitos problemas sérios como, por exemplo, o tráfico de drogas, famílias que residem em moradias insalubres, falta de acesso à saúde e à educação, estruturas familiares precárias e jovens despreparados para o mercado de trabalho. A falta de espaço de lazer e cultura também contribuem significativamente para a baixa qualidade de vida das famílias dessas área.